Cães foram enterrados vivos em Joinville, confirma laudo

Exame de veterinário aponta que animais morreram por asfixia

A Secretaria Municipal de Saúde de Joinville encaminhou, na tarde desta quarta, ao gabinete do prefeito Carlito Merss o laudo do exame feito nos dois cães enterrados em área da Secretaria Regional do Costa e Silva na terça-feira passada. O laudo, assinado pelo veterinário Alceu José Athaide Júnior, confirma que os animais morreram por asfixia e que não havia indícios de intoxicações.

Esta é uma evidência de que os cães foram mesmo enterrados ainda com vida, conforme denunciaram funcionários do Pronto-Atendimento Norte. O laudo foi encaminhado para a Procuradoria Geral do Município, que enviará cópias para a Secretaria de Gestão de Pessoas e para a delegada Ana Claudia Pires, responsável pela investigação do caso.

Diante da evidência, a Secretaria de Gestão de Pessoas decidiu abrir processo administrativo disciplinar, sem precisar concluir a sindicância administrativa aberta na semana passada.

O processo administrativo vai apurar a participação dos servidores públicos no caso e apontar as punições dentro do que prevê o Estatuto do Servidor.

Na semana passada, o Gabinete do Prefeito exonerou o servidor comissionado Alexandre Kniess, gerente de Conservação e Manutenção da Secretaria Regional do Costa e Silva, que havia autorizado o enterro dos cães na área da repartição.

Na manhã desta quinta, a delegada Ana Claudia Pires ouvirá o gerente exonerado e o maquinista que operou a escavadeira e que ainda não teve o nome divulgado.

Os dois cães viviam há mais de dois anos nas ruas do bairro Costa e Silva. Eram alimentados e cuidados por funcionários do Pronto-Atendimento e da Secretaria Regional.

Pela legislação, praticar abuso, maus tratos ou ferir animais é crime sujeito à pena de três meses a um ano de prisão.

Fonte:

LOBO REPÓRTER:

A Noticia

ANDA

Manifeste-se pela punição dos responsáveis!

Escreva para o Prefeito de Joinville, o Ministério Público de Santa Catarina, a Secretaria Municipal de Sáude, o Conselho Municipal de Saúde e o Jornal A Noticia.

prefeito@joinville.sc.gov.br

comso@mp.sc.gov.br

ouvidoria@saudejoinville.sc.gov.br

secms@saudejoinville.sc.gov.br

domingos.aquino@an.com.br

via LOBO REPÓRTER


Comentário do blogueiro Cacau Menezes sobre o caso dos cães em Joinville

  • Monstros em ação

    A crueldade humana não tem limites e é inimaginável. Diante de atrocidades noticiadas, cometidas por alguns “homens”, causam repugnância nos demais seres da mesma espécie. Esse é o caso, destes desqualificados, que na cidade de Joinville, na semana passada, enterraram vivos dois cachorros de rua, numa área da Secretaria Regional do Costa e Silva, e que conforme o laudo da perícia, confirmou que morreram asfixiados. O gabinete do prefeito, Carlito Merss, exonerou o servidor comissionado Alexandre Kniess, gerente de conservação e manutenção da Secretaria Regional do Costa e Silva, que havia autorizado o enterro dos cães na área da repartição, porém a sociedade em geral espera que após a conclusão dos trabalhos realizados pela delegada Ana Claudia Pires, os culpados paguem pelo crime cometido. Chega de impunidade nas mais diversas instâncias, até porque pela legislação, praticar abuso, maus tratos ou ferir animais é crime sujeito à pena de três meses a um ano de prisão. Convenhamos, período muito curto, quando se lesa ou tira a vida de seres absolutamente inofensivos.



    Pena para quem enterrou cães vivos em Joinville pode passar de dois anos

    Responsáveis devem responder por dois crimes: por maus-tratos a animais e por infrações contra a administração pública

    A comprovação de que os dois cães enterrados na Secretaria Regional do Costa e Silva estavam vivos antes de serem encobertos de terra era a peça que faltava para adiantar a investigação do caso. O laudo do exame feito nos animais informa que eles morreram por asfixia e não havia indícios de envenenamento.

    Cópias do documento foram entregues à Secretaria de Gestão de Pessoas e também à polícia. O gerente exonerado e o maquinista acusado de sacrificar os bichos foram ouvidos nesta quinta pela delegada Ana Cláudia Pires. Eles insistiram na versão de que os animais já estavam mortos antes de serem enterrados.

    — Acho que os dois ainda não tinham conhecimento do laudo —, diz Ana Cláudia.

    Conforme a delegada, houve contradições entre um depoimento e outro.

    — Um disse que o vigilante da secretaria teria acompanhado o enterro. Outro disse que não havia mais ninguém no local, mas depois voltou atrás.

    Os depoimentos de quatro testemunhas e a comprovação da morte dos cães por asfixia, segundo a delegada, deixam o inquérito mais perto de ser concluído.

    — Com as provas técnicas e testemunhais, não vejo necessidade de ouvir outras pessoas, garante.

    A polícia ainda espera a liberação das fitas do circuito interno da Secretaria Regional do bairro Costa e Silva. A empresa responsável pela vigilância do local tem mais dois dias para entregar o vídeo. Assim que o inquérito policial ficar pronto, os funcionários podem ser denunciados por mais de um crime pelo Ministério Público Estadual.

    — Além do crime contra animais, é possível que o inquérito aponte infrações contra a administração pública. Como se trata de um inquérito, a pena pode ultrapassar os dois anos de prisão —, observa a promotora Simone Cristina Schultz.

    Funcionários do PA Norte, que denunciaram a crueldade contra os cães na semana passada, ficaram aliviados com a divulgação do laudo veterinário.

    — Apesar de estarmos contentes com a investigação, o laudo nos faz lembrar de uma coisa terrível —, lamenta uma funcionária.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: