Eco-Casamento…Ecologicamente correcto!

Será que as noivas, ao planearem seus casamentos, tinham ideia ou já pensaram sobre os impactos ambientais que o seu evento e suas escolhas podem causar no meio-ambiente ou nas gerações futuras?
Porque não pensar e considerar opções que possam antes tudo, ajudar o meio-ambiente e fazer a diferença?
Não são ideias diferentes, projectos inovadores e casamentos personalizados que toda noiva procura? Um “casamento verde” pode ser a alternativa para reunir todos estes desejos…

Para preparar um casamento ecologicamente correto, saiba que todos os elementos devem estar em harmonia.

Pouco adianta usar papéis recicláveis e receber os convidados em um espaço que prejudique o meio ambiente. O ideal seria optar por um local com muito verde. Árvores naturais, relvados bem verdes, um jardim botânico ou até mesmo uma bela praia. O local por si só deve remeter os convidados ao perfil “natural” dos noivos.

Misture gostos, sabores e encante os presentes com delícias orgânicas. O catering não precisa ser, necessariamente, vegetariano. Um menu interessante pode conter carne de soja, açúcar orgânico, casca de banana-verde e outros ingredientes alternativos.O cardápio poderá conter uma grande variedade de receitas tornando o casamento uma satisfatória degustação de novos sabores. Apesar de ter um custo mais elevado do que um bufete convencional, os orgânicos agregam valores sócio-ambientais ao evento.

À luz do dia

Nada mais belo do que aproveitar os raios solares naturais na hora de comemorar. Casamentos à luz natural reduzem custos e gastos com electricidade. Dependendo da época do ano, a cerimónia pode ser feita ao ar livre. Evite imprevistos e contrate uma empresa de coberturas, de preferência aquelas que utilizam o plástico transparente, para não esconder a beleza do local. Na decoração da festa, a iluminação por velas cria um ambiente romântico, acolhedor e de energia mais limpa. Vela à base de soja é ecologicamente correcta e dura mais tempo do que a convencional.

Convites e cartões

Esta pode ser considerada uma das partes mais importante de um eco-evento. Opte por papéis recicláveis ou materiais alternativos que não prejudiquem o ambiente. Actualmente, eles são acessíveis e tão bonitos quanto os não-recicláveis. Uma alternativa prática e viável são os convites virtuais e os sites de casamentos, os quais providenciam a entrega de todas as informações extras aos convidados.

O vestido de Noiva

A noiva, estrela principal da festa, pode escolher um vestido de algodão orgânico ou seda. É muito importante prestar atenção nos tecidos e certificar-se de que não possuem materiais sintéticos ou tingimentos químicos. Se não pretende guardar o vestido após o casamento pode-se vender, leiloar ou doar o valor para uma instituição de caridade. Outra escolha bastante comum entre as noivas ecologicamente correctas é o uso de um vestido vintage.

Lembranças

Que tal oferecer plantas ou algo que floresça como tulipas, sementes de flores, ervas aromáticas ou mini árvores como lembrança da comemoração? Há também a opção dos kits de chá e café orgânico, acompanhados de biscoitos de canela feitos em uma padaria local, e personalizados com o nome dos noivos em papel reciclado. Pequenos frascos de compotas e mel biológico são lembranças originais

Itens para tornar o seu casamento, num evento  Eco Chic

Convites, saquinhos para kits dos convidados e qualquer outro item feito de papel, tem sempre a opção de utilizar papel reciclado. Pesquisando, encontrará opções com bons preços e lindos modelos.

– Usar recipientes reciclados ou peças de artesãos regionais. ainda pode adaptar as peças como vasos, com um lindo bouquet de flores.

– Outra alternativa é usar flores em recipientes feitos de argila. Além de utilizar os vasos para compor arranjos florais na decoração do ambiente, eles podem ser usados como lembranças para os convidados.

– Se for utilizar produtos descartáveis, certifique-se de usar produtos Bio-degradáveis que irão se decompor com facilidade.
Pense no uso destes produtos feitos de bambu. Além de um lindo design são amigos do meio-ambiente.

– Você pode presentear os convidados com uma planta ou sementes que eles possam cultivar em casa.

– Pequena bolsa para dar de presente ás madrinhas, feitas de couro sintético

via Coisas da Terra » Blog Archive

Deixe um comentário