Aos falsos protetores de animais…

O que não concebo é degolar um cabrito, asfixiar uma pomba, cortar a nuca de uma galinha, ou dar punhaladas em um porco para que eu coma seus restos. Não é por uma questão de quimica biologica o motivo de eu me ter passado para as fileiras do vegetarianismo, mas pelo imperativo moral de que a minha vida não seja mantida ás custas da vida de outros seres.
Sempre fiquei intrigada com o facto de alguns protectores de animais comerem carne. Não quero bancar a dona da verdade , mas não deveria existir um minimo de coerencia por parte daqueles que se arrogam o papel de vigilantes da vida animal? Qual seria a reação do publico se viesse á tona que o director de uma ONG de protecção ás crianças emprega mão de obra infantil em suas empresas?
Porque então , protectores de animais, muitos deles em posição proeminente nos quadros de militância, podem comer vacas, porcos e outros bichos sem que lhes seja cobrada a minima coerencia ética?
Mundialmente estabeleceu-se que os protectores estão divididos em dois grandes grupos: Um,formado pelos moderados, entende que os animais podem servir ao homem , inclusive para alimentação e experimentação, desde que sejam observadas as condições ideais de vida e morte . Isto significa que não havia mal algum em transformar bois em bifes, contando que estes fossem tratados de forma humanitária e passassem por algum processo de sedação na hora do abate.
O outros grupo, minoritário no Brasil. é formado pelos “radicais” defensores do fim de toda e qualquer forma de exploração. Para estes é inconcebivel que animais sejam utilizados para satisfazer necessidades humanas. E não existe “boa morte”, existe apenas e somente a morte que é inaceitável.
Imagine você no corredor da morte, num país onde a pena capital fosse vigente. Agora pergunto: Você assinaria uma procuração para um advogado que prometesse defender não a sua vida, mas o seu direito de receber um calmante antes da injecção letal?
Um dos pontos mais preocupantes nesse cenário de protectores não-vegetarianos é o que eu chamo de “efeito de telhado de vidro”.Explico: Como eu posso me indignar com a forma como os animais são tratados em circos e rodeios, se não vejo mal nenhum em comê-los? Por acaso é muito pior usar um ser vivo num espectáculo do que colocá-lo na fila do abate? Será que o stress a que um boi é submetido a caminho do matadouro é menor do que o chimpanzé submetido a adestramentos ou o do touro usado em rodeios?
Antes que me rotulem de radical, ou que me acusem de não reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelos grupos de bem-estar animal, quero deixar claro que considero importantissima a existência de um trabalho voltado a melhorar as condições de alojamento, manejo e abate dos animais hoje destinados à produção de alimentos.
5 responses to this post.

  1. Posted by José Neves on Outubro 5, 2011 at 08:47

    Não se esqueçam que hoje em dia há toxinas em todos os alimentos, e, com grande concentração nos vegetais, pois alimentam-se da terra que está mais contaminada do que parece, por isso desenganem-se, pois ser vegetariano não nos livra de modo nenhum das toxinas, muito pelo contrário, quanto ao lado humano, será válido, mas não se esqueçam de que, como humanos que somos, não podemos abdicar PARA SEMPRE de certos elementos essenciais que só existem nas proteínas animais, por muito que desejemos isso.

    Responder

  2. Posted by paula leão on Setembro 19, 2010 at 17:55

    EU DEIXEI ESTE ANO DE COMER CARNE DEFINITIVAMENTE PRECISAMENTE PORQUE ME DEI CONTA DE MUITA COISA, ABRI OS OLHOS

    ESTE ANO TEM SIDO MAIS DO QUE DIFICIL PARA MIM, TEM SIDO UMA AUTENTICA TORTURA POR DIVERSOS ACONTECIMENTOS NA MINHA VIDA PESSOAL, MAS ESTE SOFRIMENTO TODO ESTÁ A FAZER COM QUE EU EVOLUA NA MINHA MANEIRA DE VER O MUNDO E A MINHA PROPRIA VIDA, POR ISSO EM VEZ DE ME QUEIXAR TENTO TIRAR O MAIOR PARTIDO POSITIVO DAS COISAS MÁS QUE ME TÊM ACONTECIDO, ESTOU A EVOLUIR E A TORNAR-ME MELHOR HUMANO, JÁ NÃO FAÇO PARTE DOS MONSTROS QUE COMEM ANIMAIS (TAMBEM A BEM DIZER NUNCA FUI APRECIADORA DE CARNE COMIA NEM SEI BEM PORQUÊ).

    DEIXEM A CARNE – É TOXICA, E NÃO É SAUDÁVEL, E PROTEINAS PODEM ENCONTRÁ-LAS NOUTROS ALIMENTOS

    Responder

  3. Ei vóveg… esse texto estava no meu blog né!

    😀

    Responder

  4. […] This post was mentioned on Twitter by M. de Lourdes Feitor. M. de Lourdes Feitor said: Aos falsos protetores de animais… « √єgєταяīαηīىмσ э Éтicα™®: http://bit.ly/9IVdod via @addthis […]

    Responder

Deixe uma Resposta

