ABOLICIONISMO e DIREITO ANIMAL

  • O abolicionismo, dentro do movimento pelos direitos animais, é a ideia de que a posse legal de animais não-humanos é injusta e deve ser abolida antes que o sofrimento animal possa ser substancialmente reduzido. A postura abolicionista é a de que concentrar-se no bem-estar animal não apenas não questiona o sofrimento animal, mas também pode, na realidade, prolongar esse sofrimento, ao fazer com que o exercício do direito de propriedade sobre os animais pareça menos indesejável. O objetivo dos abolicionistas é assegurar uma mudança de paradigma no plano moral e legal, por meio da qual os animais deixem de ser considerados propriedade. Um dos mais importantes escritores abolicionistas é Gary Francione, professor de Direito e Filosofia da Rutgers School of Law-Newark, Estados Unidos. Ele se refere a grupos pelos direitos animais que lutam pelas questões do bem-estar (tais como a PETA – People for the Ethical Treatment of Animals) como os “novos bem-estaristas” ou “neobem-estaristas”, argumentando que a intervenção desses grupos pode fazer o público se sentir mais à vontade quanto a usar animais, o que reforça mais ainda a condição dos animais como propriedade. A postura de Francione é a de que não há, de fato, um movimento pelos direitos animais, nos Estados Unidos.
  • A posição dos direitos animais é a de que não temos nenhuma justificativa moral para explorar os não-humanos, por mais “humanitariamente” que o façamos. O objetivo dos direitos animais é a abolição do uso dos animais.
  • “Especismo é errado porque, assim como racismo, sexismo e homofobia, exclui seres sencientes da plena participação na comunidade moral com base em características irrelevantes. Raça, sexo, orientação sexual e espécie é irrelevante para a capacidade de ser prejudicado. Mas a rejeição do especismo nesse grupo implica a rejeição da discriminação baseada em raça, sexo e orientação sexual.” – Gary L. Francione
Fonte
Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Wilian Batista da Silva on Março 20, 2011 at 14:39

    E ai pessoal tudo bem!!! Agredeço por essa publicação, acho importante que o ser humano respeite o direito de vida dos animais, e acredito que seja possivel viver sem ter que consumir suas carnes, parabens pelo trabalho vocês.Estou tentando parar de consumir carne procurando respostas sobre como fazer isso nesse mundo em que vivemos pois há um grande consumo desse tipo de alimento, ficaria feliz em mais informações. Obrigado.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: