Não há estudos que demonstram que plantas podem gritar, etc.?

Como algo que não tem cordas vocais pode gritar? Talvez a questão seja se as plantas tem alguma maneira de expressar sentimentos ou emoções. Essa noção foi popularizada pelo livro “The Secret Life of Plants”, escrito por Tompkins e Bird em 1972. O livro descreve “experimentos” nos quais se alega que as plantas responderam à ferimentos e até mesmo aos pensamentos e emoções dos humanos envolvidos. As respostas
consistiam de mudanças na condutividade elétrica de suas folhas.

A verdade é que nada resultou quando se tentaram reproduzir esses experimentos. Para algumas avaliações sobre o experimento, veja a revista Science, 1975, 189:478 e o The Skeptical Inquirer, 1978, 2(2):57.

Mas e as plantas que respondem à presença de um inseto invasor? Isso significa que as plantas “sentem” dor? Nenhum livro publicado ou artigo em revistas cientificas tem sido citado para apoiar a alegação de que “plantas sentem dor”.

Há dados interessantes sugerindo que as plantas reagem a ferimentos nos tecidos locais e até mesmo emitem moléculas que servem para estimular os mecanismos de defesa das plantas vizinhas. Mas isso implica que as plantas sintam dor e sofram? Onde estariam os experimentos repetidos e as citações e revisões da comunidade cientifica sobre esse alegado fato? Não há nenhum.

Mas mesmo assim, consideremos a forma da lógica empregada pêlos que defendem a hipótese de as plantas sentirem dor:

Premissa 1:  Plantas respondem à impressões “sensoriais”.
Premissa 2:  Como definido no dicionário, qualquer coisa que responde à impressões sensoriais é senciente.
Conclusão:  Plantas sãosencientes.

Premissa 3:  Seres sencientes tem consciência de impressões sensoriais.
Conclusão 2:  Plantas tem consciência de impressões sensoriais.

Premissa 4: Ser consciente de um estimulo nocivo é desagradável.
Conclusão 3:  Estímulos nocivos às plantas são desagradáveis, isto é, dolorosos.

Há um grande desvio lógico nesse raciocínio. O significado do termo “senciente” muda da premissa 2 (“responde à impressões sensoriais”) e a premissa 3 (“consciente de impressões sensoriais”).
Assim, o equivoco no uso da palavra “senciente” é usado para chegar à conclusão 3. Também houve um equivoco na interpretação da palavra “dolorosos” (“desagradável” é uma coisa diferente de “doloroso”).
TA

Se pudéssemos, só por um momento, assumir (falsamente) que as plantas sentem dor, poderíamos facilmente alegar que eliminando a criação intensiva de animais em fazendas, nos reduziríamos o total da dor causada às plantas, o que leva à conclusão irônica de que a tese de que as plantas sentem dor confirma a postura de DA(direitos animais). Isso é discutido em maiores detalhes na questão 46.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. […] O livro ” The Secret Life of Plants” o autor acredita copiosamente que as plantas tem em… […]

    Responder

  2. Posted by Pessoa inteligente on Março 30, 2012 at 21:09

    O livro “A Vida Secreta das Plantas” mostra claramente que as plantas tem desejos, emoções e consciência. Ele ainda afirma que muitas vezes os experimentos não podem ser reproduzidos por qualquer pessoa, porque é necessário estabelecer uma conexão mental entre o experimentador e as plantas sujeitas ao experimento, isto é rejeitado pelos ortodoxos do método científico, mas a nossa ciência precisa evoluir nesse sentido, pois o estado espiritual do experimentador sempre influi no observado. Isso nunca é considerado pelo método científico tradicional que através de sua estatística coloca esse fator dentro do “erro”. Isto não é ciência, pois estamos conduzindo resultados devido a influência significativa de forças que pouco compreendemos. Obrigado pela atenção.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: