Por que evitar o leite animal?

Infelizmente, a maioria das pessoas não sabe o que está por trás da produção de leite. Existe uma espécie de uma “conscientização”, principalmente direcionada às mulheres, para que tomem cada vez mais leite, “porque é saudável” e porque, teoricamente, diminui os riscos de uma doença atualmente conhecida: a osteoporose. O que a indústria de laticínios não divulga é o mal que proteínas em excesso pode fazer, prejudicando, inclusive, a absorção do cálcio pelo organismo. É normal que a maioria das pessoas aceite sem contestar o que a mídia, e até mesmo alguns médicos, dizem. Porém, será que você já parou para pensar como é a produção do leite? Se não, eu vou contar pra você como funciona. Vamos lá.

[leite_ruim.jpg]

As vacas ficam amontoadas num ambiente estressante e desagradável, com tubos para a sucção do leite “grudados” em seus mamilos. Como se não bastasse, para que a vaca produza leite, é necessário que fique prenha, assim como nós, seres humanos. Quando ocorre o parto, os bezerros são afastados da vaca mãe, para que não mamem o leite que você vai consumir.
Além disso, é necessário que a vaca fique prenha constantemente, para que produza o máximo de leite possível, o que diminui sua expectativa de vida de 25 anos para 6 (em média), quando elas, por se tornarem “inúteis” são “descartadas”. Esse é um dos problemas, o do sofrimento animal.

Ao contrário do leite de vaca, o leite de soja é totalmente vegetal e com um quilo de grãos de soja é possível produzir sete litros de leite. Em relação à saúde, estudos mostram que a absorção de cálcio proveniente do consumo de folhas verde-escuras, como agrião, brócolis, couve e espinafre, é em média 30% maior do que a absorção do cálcio do leite. Além disso, você encontra o cálcio em muitos outros alimentos, como: amêndoas, melado escuro, homus (pasta árabe) quinua, tahine, tofu com cálcio, frutas cítricas, algas, sementes de gergelim e feijões. As pesquisas indicam que basta 3 a 5 xícaras de vegetais ricos em cálcio para sua necessidade diária e isso, para quem é vegetariano, é sopa! Além disso, o leite de soja também tem cálcio. Se você não gosta de leite de soja puro, existem as opções de leite de soja com suco mas, se você não gosta de jeito nenhum…beba só suco de fruta, que também é muito saudável!Para a culinária, o leite de soja pronto não é sempre uma boa pedida, pois é adocicado. Nesse caso, você pode substituir pelo leite de soja em pó misturado com água. Existem algumas opções de leite de soja em pó para crianças (para ser utilizado com orientação médica) que contém ômega 3 e rico em cálcio. Isso tudo sem falar do leite condensado de soja que já existe em todos os supermercados! Portanto, não temos mais desculpa para nos alienarmos e não boicotarmos esse hábito desnecessário e cruel: beber leite.

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Posted by felipe on Julho 17, 2015 at 23:27

    Excelente artigo. Faz 3 anos que deixei de beber leite. Nojento demais. Notei uma grande melhora na minha saúde depois de eliminar isso da minha dieta. O único leite que serve para nós é o leite materno.

    Responder

  2. Posted by amanda ramos on Setembro 17, 2012 at 15:27

    Gostei. =]
    Muito bom.
    OBG pela pesquisa vai para meu trabalho.
    Com certeza a professora vai gostar. ❤

    Responder

  3. Não mesmo, só estão tentando abrir os olhos dessa sociedade que se deixa manipular pela mídia e seus patrocinadores. Estudos comprovam a ineficiência do leite animal na alimaentação humana.
    Sem contar as barbaridades e a crueldade com os animais no processo industrial.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: