Proteína em Grão

Descoberto pelos incas há mais de oito mil anos, a quinua é um cereal poderoso e nutritivo

Um grão originário dos Andes, que vem da família do espinafre e era utilizado pelos incas antes mesmo da chegada dos colonizadores, tem dado o que falar. É a quinua, planta de alto valor nutritivo, rica em aminoácidos e carboidratos, que tem em sua a composiçaõ fibras, sais minerais e vitaminas.

O ideal é que o corpo humano consuma alimentos que auxiliem no desenvolvimento e manutenção de todas as células do organismo. A falta de algum nutriente pode comprometer a vitalidade. A quinua, considerado um alimento completo, é muito procurada por suprir tudo o que o organismo precisa. Excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico – o que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue – evita a produção em demasia de insulina, o hormônio que causa as temidas gordurinhas.

“A composição de aminoácidos essências confere à planta um elevado valor biológico, comparável somente ao leite e ao ovo”, fala a nutricionista Fernanda Machado Soares. Esse valor biológico que o grão contém é medido segundo a quantidade de proteínas absorvidas pelo organismo por cada cem gramas do produto ingerido, o índice da quinua é igual a 75 gramas. “Essas proteínas atuam para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, auxiliam na recuperação de tecidos e células e estimulam a produção de hormônios e enzimas”, enumera a nutricionista.

Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes (entre eles a metionina e a lisina, que são responsáveis pela formação de proteína completa e boa absorção) e, apesar de ser altamente nutritiva, não possui glúten, o que é ótimo para substituir o trigo em pão, macarrão, biscoitos e farinhas. A quinua traz a vantagem de ser livre da gordura saturada das carnes, que, em excesso, prejudica o coração. Para quem come pouca carne ou é adepta ao vegetarianismo, o grão supre a carência de alimentos de origem animal, já que contém minerais suficientes.

Considerado um dos mais completos alimentos de fonte vegetal, a quinua tem um mix de fibras e vitaminas – C,E e especialmente as do complexo B – que completam sua especial ficha nutricional. “Esse grão pode ser consumido por todos, inclusive por crianças e gestantes, pois não tem contra indicação. Como ele não contém glúten, pode ser consumido até mesmo por aqueles que têm intolerância a essa proteína”, enfatiza a nutricionista.

A quinua pode ser encontrada de várias formas: como grão, farinha, flocos e até macarrão. Atuamente é possível achá-la em grandes supermercados, sendo utilizada em várias receitas. Ela pode ser cozinhada da mesma forma como o arroz, servida em grão inteiro, moído, e até batida com alguma bebida. Escolha como quer ingerir o grão e agregue essa novidade ao seu cardápio.

Novidade no mercado, a quinua chega para se juntar a outros grãos que já faziam sucesso:

Soja

Grão rico em proteínas, originário da China, a soja pertence à família do feijão, lentilha e ervilha. Considerada uma fonte de proteína completa, contém quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano. O óleo de soja também é muito utilizado no preparo de alimentos.

Linhaça
Considerada alimento funcional, a linhaça além de ter propriedades nutricionais básicas, tem propriedades preventivas graças aos compostos antioxidantes e anticancerígenos.  Também é muito utilizada na culinária, sendo consumida com casca e dela extraída o óleo, que é rico em ômega 3, 6 e 9.

Gergelim
Ótima fonte de proteínas,  também contém vitamina B e E, além de fitoesteróis, que bloqueiam a produção do colesterol. As sementes de gergelim são muito utilizadas para dar sabor aos pães e são melhores absorvidas se trituradas antes do consumo.

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One response to this post.

  1. nosaaaaaaaaaaaaaaaa

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