Alimentos na prevenção de doenças

Pesquisas comprovam que a má nutrição ocasiona carências de vitaminas e minerais, trazendo deficiências ao processo metabólico do organismo, ao longo dos anos, o que facilita o desenvolvimento de muitas doenças.

A solução para diminuir a incidência de doenças como câncer, hipertensão ou diabetes, está no maior consumo por parte da população de frutas, verduras e legumes. Alguns estudos já indicam resultados positivos como no caso do diabetes, doença que atinge cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo segundo a Organização Mundial de Saúde.

Os cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, observaram que a canela normaliza os níveis de açúcar no sangue, poupando o pâncreas do trabalho extra de produzir insulina, ou seja, uma colher de chá da especiaria por dia pode controlar a glicose.

A osteoporose, que se caracteriza pela perda óssea levando o individuo a fraturas que normalmente são causadas por quedas espontâneas, é um exemplo de doença provocada por um desfalque nutricional.

A reumatologista Alessandra Carvalho explica que o excesso do sal também é prejudicial para quem tem esse tipo de problema, já que o sal é rico em sódio e ajuda a perder cálcio pela urina.

Cada vez mais a população se preocupa menos com uma alimentação saudável, fazendo refeições externas em estabelecimentos do tipo fast-food ou lanchonetes, e por essa razão caem nas chamadas “ciladas nutricionais”, abusando de gorduras e massas em excesso.

Um dos grandes vilões da era moderna é o colesterol, conhecido com LDL, que só pode ser enfrentado com uma alimentação correta e balanceada, como afirma o cardiologista Valdir Rodrigues da Silva Junior: “O paciente que consome alimentos ricos em fibra presentes em frutas, vegetais e em alguns tipos de pães, por exemplo, sem dúvida, reduz os riscos de doenças cardiovasculares”.

“As altas taxas desse tipo de colesterol podem levar o ser humano ao infarto e a prevenção é o melhor caminho a ser seguido”, completa o médico.

Todas as pesquisas indicam que uma dieta rica em frutas, verduras e legumes desempenha um papel fundamental na vida das pessoas. Mas é preciso estar atento, porque apesar dos estudos representarem um grande avanço na área nutricional, alimentos sozinhos além de não fazerem milagres podem trazer prejuízos ao organismo. Qualquer dano causado ao sistema imunológico pode abalar nossas defesas internas e externas.

“Comer alimentos processados (arroz, massas) ou com grande quantidade de gordura saturada, açúcar refinado ou sal, destroem o sistema imunológico”. Acrescenta o cardiologista.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: