EU SOU VEGETARIANA!!!

 

Porquê o Vegetarianismo?

 

Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as hipóteses de sobrevivência da vida na Terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem da vida vegetariana, pelos seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade.”
– Albert Einstein –
 

 

Sou amiúde confrontada com o porquê da minha “opção” pelo vegetarianismo.
Em primeiro lugar, tenho que confessar uma grande dificuldade em senti-lo como uma opção. É algo que se tornou de tal forma basilar que alimentar-me de outro ser sensível não está sequer em consideração.
Em segundo lugar, sinto que aquilo que comemos influi de tal forma no futuro da nossa espécie e de toda a vida à face da Terra que, sendo opcional – no mais estrito respeito pelas liberdades individuais de cada um, deverá, no mínimo, ser uma decisão consciente e informada. Sinto que só posso afirmar que a minha escolha é livre quando alicerçada num profundo conhecimento do que a minha opção representa. Essa opção é literalmente entre a vida e a morte.
Exerçamos, então, o nosso direito de escolha.
Em consciência.É importante para um vegetariano/vegano que tenha uma opinião esclarecida sobre alimentação e as transformações que irão ocorrer. Entre outras razões para adotarmos uma dieta vegetariana destacam-se as seguintes: anatômicas e fisiológicas; higiênicas, de saúde, econômicas, estéticas, ecológicas, éticas, espirituais e religiosas.  
 
Pelos Animais:
“Enquanto nós próprios formos o túmulo vivo de seres assassinados, como poderemos aspirar a quaisquer condições ideais neste planeta?”
– George Bernard Shaw –
“A arma terrestre mais violenta é o garfo de mesa.”
– Mahatma Gandhi –

Quantos de nós teremos noção do que realmente nos chega ao prato? Acredita que poucos. É a nossa humanidade que trespassamos a cada garfada. Os animais criados actualmente para consumo humano vivem existências de profundo e constante sofrimento, enclausurados, raramente ou nunca vendo a luz do dia, praticamente sem liberdade de movimento, numa óptica puramente lucrativa e de maximização do espaço, sujeitos a todo o tipo de privações e práticas brutais que permitam aumentar a produtividade das explorações.Acredito que enquanto explorarmos, torturarmos, submetermos a todo o tipo de práticas brutais e desumanas, e finalmente matarmos, outros seres sensíveis, seja por hábito, vaidade, lucro ou tradição, não nos será possível abolir as mesmas práticas entre humanos.
A banalização da morte e do sofrimento traz mais morte e sofrimento, assim como a prática do amor e da compaixão nos torna seres mais compassivos.
A escolha é SUA!

Pela sua Saúde:

“Os Homens cavam as suas sepulturas com os próprios Dentes e morrem mais destes Instrumentos fatídicos que das Armas dos seus Inimigos”
– Thomas Moffett, Melhoria da Saúde, 1600 D.C –
“A compaixão pelos animais está íntimamente ligada a bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.”
– Arthur Schopenhauer –

Em poucas palavras, nós somos o que comemos!
Não acredite em tudo o que ouve. Ser vegetariano não implica ter uma dieta desequilibrada.
Está mais do que provado que o vegetarianismo é benéfico para a saúde.Não obstante a quantidade de químicos ministrada aos animais para os manter vivos até ao momento do abate, é quase garantido que numa dieta não vegetariana estará a alimentar-se de animais doentes, ou produtos deles derivados, assim como dos resíduos do que lhes foi ministrado. Por outro lado, o consumo de gorduras saturadas e o colesterol presentes nos alimentos de origem animal, inexistentes numa dieta vegana, estão, entre outros factores ligados à alimentação omnívora, directamente relacionados com o surgimento de doenças responsáveis por grande parte das mortes no mundo, dito desenvolvido. Doenças cardiovasculares! Cancro da próstata! Cancro do cólon! Obesidade!
Exagero?
Infelizmente a lista não se fica por aqui. Similar impacto tem vindo a ser detectado em relação aos cancros da mama e do pulmão, diabetes, hipoglicemia, esclerose múltipla, úlceras, artrites, pedra no rim, hipertensão, e um nunca mais acabar de maleitas, de guerras que vamos perdendo todos os dias e que eram em muitos casos evitáveis.
Conseguem imaginar os recursos consumidos pela doença e o seu combate?

Pelo Ambiente e aspectos Humanitários:

“Vive de forma simples para que outros possam simplesmente viver”
– Mahatma Ghandi –
“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.”
– Albert Einstein –

– Charles Chaplin –

Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais.
– Victor Hugo –

 

Os números valem mais que mil palavras… reconhecem que o passo mais importante que um indivíduo pode dar no sentido de salvar o planeta é tornar-se vegetariano.

“Nós não herdamos a terra dos nossos antepassados, tomamo-la emprestada dos nossos filhos”

Essa opção é literalmente entre a vida e a morte. Exerçamos, então, o nosso direito de escolha. Em consciência.

REFLECTE!

– Pensa a respeito dos Animais.
– Pensa a respeito do teu corpo.
– Pensa sobre a Terra.
– Despe-te de preconceitos e evita ideias convencionais.
– Considera o impacto das escolhas alimentares no mundo ao teu redor.
– Sobre vegetais, um boi consome muito mais vegetais do que um vegetariano.
– Sobre fazermos parte da cadeia alimentar, gostaria de saber qual outro animal cria suas presas?

“Que Todos Sejam Alimentados, Que Todos Sejam Curados, Que Todos Sejam Amados”
– John Robbins –

Finalizando

O senso comum diz-nos e no fundo sabemos que os nossos amigos animais têm o mesmo tipo de sentimentos e desejos que nós e que não devemos matar nem ferir outros para os comermos.
Ajude a atingir o reconhecimento mundial que os animais merecem; eles podem sentir dor, podem sofrer e nós temos a responsabilidade em pôr um ponto final nesta crueldade em todo o mundo.
Aquele que se preocupa realmente em melhorar a si mesmo e com o destino da humanidade não se satisfaz apenas com teorias. Sente necessidade de promover mudanças positivas que influenciem a ordem do mundo. Isto significa que devemos mudar CONCRETAMENTE nossas vidas naquilo que vamos percebendo como o melhor, e não ficar apenas no proselitismo.

Podemos não fazer a diferença para todos os animais, mas fazemos a nossa parte.
– Como o beija-flor que tenta apagar o incêndio de uma floresta, somente porque somos uma minoria que tenta fazer algo, nosso esforço é inválido?
– Como o menino que recolhia as estrelas-do-mar que estavam na areia e as devolvia ao mar?
Para quê esse esforço?!?!?

Sei q não vou mudar o Mundo mas tento melhorar e me preocupo.
Sei q não posso apagar todos os incêndios, sei que não posso salvar todas as estrelas-do-mar mas… podemos fazer muita diferença!

A escolha é minha.
É sua.
É de todos nós.
Cabe-nos decidir em que mundo queremos viver e que legado pretendemos deixar aos nossos filhos.
Sabemos fazer melhor, estou certa!

“Pensamos demasiadamente e
Sentimos muito pouco…
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá.”

Charles Chaplin –

Anúncios

15 responses to this post.

  1. Hello! I’ve been reading your site for a long time now and finally got
    the courage to go ahead and give you a shout out from Atascocita Texas!
    Just wanted to say keep up the fantastic work!

    Responder

  2. Posted by Josilane lira freire paiva on Dezembro 2, 2013 at 16:36

    Sempre fui defensora dos animais , mais basicamente de cães e gatos e isso me incomodava quando via falar no sofrimento dos animais criados para o abate ,sendo assim tomei a decisão de abolir qualquer tipo de alimento onde o animal precisou morrer para isso.Desde então tenho sido ridicularizada dentro mesmo da minha casa por meus filhos pq as pessoas não entende uma questão de conciência falam que comi carne a vida toda e depois de velha (43 ANOS) virei vegetariana nunca pensei que uma decisão dessas fosse incomodar tanto as pessoas mais tô seguindo firme no meu proposito só lamento ter demorado tanto prá tomar essa decisão!

    Responder

    • Josilane, tenho 21 anos, e na minha casa é a mesma coisa, meus pais, meu cunhado, minha irmã, na casa do meu namorado, meus amigos, na casa de parentes, no trabalho, todos ! Ninguém respeita, ficam agindo como se eu fosse errada, se fosse feio não comer carne, rindo e fazendo todo tipo de piadinha idiota, não aceitam pessoas que pensam diferente, muito menos que são diferentes pra melhor, a unica coisa que eu penso é.. tenho que continuar firme pra não ter que continuar ouvindo… “é só uma fase, só pra chamar atenção, daqui a pouco passa” Quem sabe daqui um tempo se convençam que eu não to brincando e comecem a respeitar a mim e as minhas escolhas.

      Responder

      • Posted by Gustavo Roberto on Janeiro 12, 2015 at 13:30

        Infelizmente tenho não só a impressão de que, ser vegetariano tem sido motivos de preconceitos na sociedade. Mal sabem que estão cometendo erros em julgar antes de realmente conhecer, e que vegetarianos são os únicos que se importam realmente com eles. Mal sabem oque nós estamos provocando, nem tem a mínima noção do caos que eles provocam. Não ligue se alguém te julgar, afinal eles serão vegetarianos também! Força, foco, fé! Que Deus Abençoe todos os animais, e que tenha piedade de nossas almas.

        Responder

    • eu tbem ja passei e ainda passo por isso!!!, deixei de consumir carnes a 2 anos e ja me sinto vegetariana 🙂 hj me sinto OTIMA em todos os sentidos e melhor, SEM ARREPENDIMENTOS…

      Responder

  3. Pessoal,para voces que são vegetarianos (não é meu caso,mas me preocupo com minha saúde,gostaria e um dia ainda vou ser mais rigida nisso) e adoram uma batata frita,uma coxinha,enfim,que adoram frituras mas sabem o mal que faz,venho divulgar um produto FANTÁSTICO que tenho disponível na minha loja da Polishop(sou franqueada da empresa),é uma fritadeira que frita sem NADA de óleo,garantindo que o alimento saia saboroso e saudável,que sonho né?
    Confiram
    FRITADEIRA AIRFRYER PHILIPS WALITA + PERFECT DICER
    Gostoso como frito, sem usar óleo!

    Acesse e compre a sua agora mesmo,
    ESSA EU RECOMENDO!
    http://migre.me/9YBA7

    Responder

  4. Posted by Bruna on Janeiro 16, 2012 at 01:51

    Minha melhor escolha foi aderir ao vegetarianismo na adolescencia… sou vegetariana por questoes: espiritual, ética, filosofica, higienica e de saude…. frequentemente sou questionada sobre minha escolha… nao respondo a todos, muitos querem apenas fazer piadas, ridicularizar… enfim, esses nao sao dignos de respostas… Levanto a bandeira do vegetarianismo e a defendo fortemente, nao querendo impor minha ideologia religiosa, mas por questao obvia de respeito aos animais, respeito ao próximo, enfim o meio natural em que coexiste homens, animais, vegetal, etc…
    Infelizmente as bases em que a humanidade escolheu se fundamentar sao as da ignorancia, futilidade, consumismo exarcebado e frieza…
    Esse blog esta maravilhoso, fico feliz em poder comenta-lo…
    Abraço

    Responder

    • Posted by Beto on Janeiro 18, 2013 at 20:40

      Puxa Bruna gostei do seu comentário, por sinal muito equilibrado!
      Sou apaixonado por vegetais, são uma delícia!
      Valeu!

      Responder

  5. Posted by Peter Heiss on Junho 11, 2011 at 08:10

    Olá,
    Sou Peter Da Austria, e estou procurando uma brasileira vegetariana. Você pode me ajudar para achar uma pagina de internete ou outras formas onde posso aproximar este objectivo;
    Eu fui trez vezes no Brasil, mas fui enganado porque brasileiras gostam muitaa churrascas.

    Obrigado e abraço
    Peter

    Responder

    • Posted by Raffaela on Março 4, 2012 at 16:50

      Meu amigo é raríssimo, sou brasileira é de costume comer carne por aqui então pare de procurar onde não tem 😀

      Responder

    • Posted by Iza on Maio 8, 2012 at 11:42

      Que absurdo! Claro que existe sim. Eu sou vegetariana a 13 anos e serei pelo resto da minha vida. Eu não compactuo com o sofrimento causado aos animais. Os humanos são mesmo a pior espécie que existe.

      Responder

      • Posted by PAULA PIRES on Junho 24, 2012 at 22:34

        CONCORDO CONTIGO VAMOS NESSA LUTA!

        Responder

        • Posted by Iza on Junho 26, 2012 at 13:11

          Penso até, que deveríamos formar uma comunidade para os vegetarianos de Recife e procurar formas de evitar essa “predação” desenfreada que ocorre quando se trata de consumo de carne e de outros produtos de origem animal.

          Responder

    • ..Existe sim, e muitas vegetarianas no Brasil….

      Responder

    • Posted by adriana ribeiro on Outubro 18, 2015 at 23:28

      oi peter sou vegana a mais de 20 anos e estou tbem procurando uma pessoa que nao coma animais…

      Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: