Benefícios da Semente de Linhaça

Na semente de linhaça estão presentes proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), assim considerada um alimento funcional.

A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza

COMPONETES E BENEFÍCIOS

  • Mais rica fonte de ômega 3 encontrada na natureza.
  • Benefícios: prevenção de doenças cardiovasculares, previne e melhora os sintomas de depressão, auxilia para melhor funcionamento do cérebro (atenção e memória), ajuda na redução do colesterol ruim, na diabetes, osteoporose, redução de peso, possui propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon, é ótimo para um bom aspécto da pele.

    Seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa do organismo e redução do ritmo de envelhecimento celular.

  • Omega 6 Benefícios: reduz os sintomas do climatério e evita doenças relacionadas. Ótimo anti-inflamatório natural: diminuição dos sintomas para quem sofrem de eczema atópico, dermatite, neuropatía diabética, dor no peito, símdrome pré-menstrual, artrite reumatóide, pressão arterial elevada, e inflamações gerais.
  • Contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade depotássio, magnésio, fósforo e cálcio.

QUAL MELHOR FORMA DE INGERIR?

Basta 1 colher de sopa da farinha de linhaça diariamente. O efeito benéfico é progressivo então deve virar um hábito em sua alimentação.

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir.

Você pode comprá-la já triturada (farinha de linhaça) ou bater as sementes no liquidificador. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.

A linhaça pode ser utilizada em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos.

Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

  • Valor calórico 43 Kcal
  • Carboidratos 1 g
  • Proteínas 2 g
  • Gorduras totais 3 g
  • Gorduras Saturadas 0 g
  • Gorduras Trans 0 g
  • Fibra alimentar 3 g
  • Ômega-3 58%
  • Ômega-6 16 %
  • Sódio 7,8 mg

A Linhaça é a semente do linho que é utilizada na culinária, na indústria de cosméticos e em farmácias de manipulação além de sua utilização na fabricação de linóleo e na diluição de tintas a óleo para pinturas de telas (sic).

É uma planta que é utilizada em quase toda a sua totalidade; do caule são retiradas as fibras para fabricação do linho e das sementes é extraído o óleo para utilização nas indústrias de tintas e resinas e é rico em ácidos linóleos que são o Ômega 3,6 e 9.

Esses ácidos promovem uma ação protetora para o coração e os vasos sanguíneos e estudos já demonstram a sua eficácia na redução do colesterol total e do mau colesterol.

O óleo de linhaça tem ação antiinflamatória (no lúpus eritematoso) e antialérgica possuindo propriedades similares aos estrogênios, os hormônios femininos, e prevenindo tumores, entre os quais, o câncer de mama.

É um aliado na suplementação alimentar por possuir ação antioxidante contra os radicais livres que, quando estão em excesso, provocam doenças  crônico-degenerativas e envelhecimento precoce.

Uma de suas substâncias, a LIGNANA, é o fito-estrógeno mais pesquisado, nos dias de hoje, e oferece proteção contra as doenças sensíveis aos hormônios sexuais e ajuda a diminuir os sintomas da menopausa.

Sua constituição apresenta alta taxa de fibras solúveis (ideal como laxante e auxiliar na digestão), vitaminas B 1, B 2, C, E e,ainda, caroteno,ferro e zinco.

OBSERVAÇÃO: Essas informações não substituem sua visita regular ao seu médico.

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2 responses to this post.

  1. Pretendo começar uma dieta com linhaça incluída para ver os resultados e essas dicas me ajudaram bastante. Obrigada!

    Responder

  2. […] Benefícios da Semente de Linhaça Abril, 2010 5 […]

    Responder

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