Grãos Integrais

“Os grãos integrais são ótimas fontes de vitaminas e minerais como ferro, selênio e manganês, fundamentais para o crescimento”


Primeiro é importante saber qual é a diferença entre o cereal refinado (ou moído) e o cereal integral.  No primeiro, a maior parte do valor nutricional é perdida, pois o farelo e o gérmen são retirados durante o processo de refinação. Já o cereal integral inclui todas as partes do grão.  É certo que cada componente do cereal tem seu respectivo valor nutricional, mas é a combinação de todos que potencializa seus benefícios à saúde. Para ilustrar, basta observarmos nas embalagens que contêm cereais, se os mesmos se encontram (ou não) na forma integral. Uma avaliação nutricional é a alternativa mais indicada para saber a quantidade correta de cada grão em sua dieta:
Amaranto: contém alto teor de proteína.
Cevada: contribui na redução do colesterol.
Milho: dentre todos os grãos, é o que tem o mais alto nível de antioxidantes (o dobro da maçã, por exemplo). O termo antioxidante denomina a função de proteção celular contra os efeitos nocivos dos radicais livres.
Aveia: assim como a cevada, a aveia contém betaglucano, nutriente eficaz na redução do colesterol. Recentes pesquisas sugerem que a aveia também contém antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos.
Quinua: contém a mais completa gama de aminoácidos essenciais à nutrição humana.
Arroz: contém vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal. É um cereal muito facilmente digerido.
Centeio: promove uma sensação rápida e duradoura de saciedade devido ao alto nível de fibras, sendo uma excelente opção para quem deseja perder peso.
Trigo: é o principal cereal devido ao seu alto conteúdo de glúten, que é uma proteína rica em glutamina – um aminoácido importante para o intestino e sistema imunológico.

CEREAIS E SEUS BENEFÍCIOS



Mas o que são cereais integrais?

O cereal integral inclui todas as partes do grão: farelo (parte externa que corresponde ao farelo), o endosperma (camada média) e o gérmen (parte interna).
Quando um cereal é moído ou refinado, o farelo e o gérmen são retirados, permanecendo apenas o endosperma. Desta forma, a maior parte do valor nutricional é perdida, já que é no farelo e no gérmen que se encontra a maior concentração de nutrientes. O ideal é consumir estes cereais na forma integral.
Cada componente do cereal integral tem seu próprio valor nutricional, mas é a combinação de todos que origina o conjunto único e eficiente dos benefícios dos cereais integrais. Ainda é comum a idéia de que o cereal integral é apenas uma boa fonte de fibras. A ingestão de cereais integrais traz mais benefícios do que apenas a ingestão de fibras, apesar de estas estarem também presentes nestes cereais.

Grãos integrais/cereais contêm grande quantidade de fibras alimentares, nutrientes, vitaminas e minerais importantes como vitaminas B, nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimentodos processos biológicos normais.Vitamina E e selênio. Aveia, cevada, arroz integral, quinua entre outros cereais beneficiam o coração de várias maneiras: ajudam a reduzir o no sangue, músculos, fígado e outros tecidos.O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno,cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos.Seus componentes são:HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol.LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares,é o mau colesterol.VLDL-Colesterol: representa os triglicérides(um quinto destes). Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação,edema, desencadeamento da resposta imunológica,ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele,tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local,coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso,o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação). Inflamação no sistema circulatório.Os pesquisadores recomendam que os profissionais de saúde redobrem seu empenho para incentivar as pessoas a ingerirem mais grãos e divulguem seus benefícios para a saúde da população.


Os alimentos e produtos à base de grãos integrais são: arroz integral, trigo em grão, farinha de aveia, milho de pipoca, cereais em flocos de trigo integral, cevada em grão integral, farinha de milho integral, centeio integral, pão de trigo integral, biscoitos de trigo integral, macarrão de trigo integral


Lembre-se:
Uma alimentação saudável precisa conter todos os grupos de nutrientes: carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. Ao escolher os carboidratos, prefira as versões integrais, que são nutritivas e promovem ótimos benefícios à saúde.


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One response to this post.

  1. Posted by Marli on Janeiro 21, 2012 at 19:51

    axei muito bonita

    Responder

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