Sônia T. Felipe

  • Tratados como “animais”?

    17 de maio de 2010

    Humanos são libertados de um campo de trabalho forçado, uma colheita de erva-mate no oeste catarinense, numa ação do ministério do trabalho. Os cortadores de erva-mate haviam sido alojados num ch…
  • A demonstração de força física, para muitos homens, começa a ser, desde a mais tenra idade, uma necessidade. Com atos de brutalidade, contra os animais não humanos, revela-se a genuína masculin…
  • Ética e interpretação

    16 de abril de 2010

    Palavras nada mais são do que palavras? E o que são elas, de fato? Há mais ou menos 400 anos, o filósofo inglês Thomas Hobbes descreveu a função da palavra: guardar imagens, arquivá-las, e man…
  • Informar-se e aprender

    22 de março de 2010

    É desnecessário enfatizar que vivemos um momento no qual praticamente todas as informações obtidas pelos mais diversos métodos são disponibilizadas na rede virtual. Isso quer dizer que basta nos…
  • Farra do boi e carnivorismo

    03 de fevereiro de 2010

    Desde há muitos anos, mais de uma década, a luta pela abolição da farra do boi, uma farra praticada por um grupo bastante reduzido de indivíduos, mas com a cumplicidade silenciosa da maioria da p…
  • Comunidade moral

    29 de dezembro de 2009

    A ética tradicional, na qual fomos todos educados, considera dignos de atenção, respeito e consideração moral apenas os seres dotados de racionalidade. Por milênios pensou-se que o fato de ser c…
  • Vegetusiano, vegetariano ou vegano? Qual a diferença? Se perguntarmos a qualquer pessoa na rua o que lembra a palavra “vegetariano”, a maioria vai responder que essa palavra designa uma pessoa qu…
  • Antropocentrismo, Senciocentrismo, Ecocentrismo, Biocentrismo

    03 de setembro de 2009

    Uma questão que intriga muitas pessoas, ao pensarem em adotar uma perspectiva ética para direcionar o curso de sua existência e orientar as decisões que acabam tornando-se ações, que, por sua ve…
  • Radicalidade vs. autoritarismo

    13 de agosto de 2009

    Do grego ‘díaita’ deriva o termo dieta, que, em vez de designar escolhas alimentares em parâmetros não costumeiros, quer dizer, modo de vida. Modo de viver, por sua vez, não é o mesmo que est…
  • Bem-estar vs. bem próprio

    03 de agosto de 2009

    Quando se fala da ética animal ou ambiental do cuidado, há que se destacar dois pontos: a distinção entre bem-estar e bem próprio dos animais e ecossistemas cuidados, e o desafio de cuidar dessa …
  • Ética e radicalidade

    19 de junho de 2009

    Quando dizemos que uma pessoa é ética, via de regra, pensamos que ela tem firmeza em seu caráter e, sobretudo, que procura avaliar cada uma de suas ações antes de as praticar, com vistas a evitar…
  • Especismo eletivo

    10 de junho de 2009

    Nossa indiferença moral se sobressai quando se trata de ações que afetam animais não-humanos. Temos algum respeito por animais de nossa própria espécie (especismo elitista), porque somos também…
  • A moral tradicional e o especismo elitista

    06 de junho de 2009

    O que venho denominando moral tradicional desdobra-se, desde os primórdios da filosofia grega, em especial desde a concepção de Aristóteles (Ética a Nicômaco, escrita por volta do ano 422 a.C.),…
  • Ética da vida ou da senciência?

    17 de maio de 2009

    No planeta Terra, a vida aparece em mais de 10 milhões de espécies. Conhecidas, apenas algo em torno de 1 milhão. Nomeadas, estudadas e catalogadas, entre 200 e 300 mil. Boa parte das espécies viv…
  • Direitos fundamentais para os animais?

    15 de maio de 2009

    O dia 10 de dezembro é dedicado aos Direitos Humanos Fundamentais. A maior parte desses direitos se refere às três liberdades físicas básicas: não ser aprisionado injustamente, não ser explorad…
  • Cuidar de animais: em sua companhia, e longe deles

    10 de maio de 2009

    Segundo o Novo Aurélio, a palavra “cuidado” tem origem no latim: cogitato, no sentido de pensado, imaginado, meditado, previsto, calculado, suposto. Alguns substantivos revelam outros sentidos do…
  • Ética e diversidade

    04 de maio de 2009

    Se um holismo totalitário, por defender a preservação e integridade de um sistema sem levar em conta os valores que tal sistema fomenta, não pode servir de fundamento para sustentar uma ética ani…
  • Ética holística

    01 de maio de 2009

    Uma ética holista pode ser elaborada tendo-se a perspectiva do valor da vida de todas as espécies, vegetais, animais e de outros tipos, normalmente considerados pela ética antropocêntrica sem qual…
  • O cuidado na ética: o fim, o princípio e a virtude

    30 de março de 2009

    O movimento de defesa dos direitos animais existe desde a mais remota antiguidade, dado a conhecer por meio da escrita. No oriente, o princípio da ahimsa inspira as tradições filosóficas ayurvêdi…
  • Dieta bélica

    30 de março de 2009

    Desde a antiguidade védica (oito a dez séculos antes da nossa era) os textos médicos reconhecem a vinculação entre o que comemos e o que sofremos, em três diferentes níveis: no campo do que é …
  • Por que os direitos nos obrigam?

    20 de março de 2009

    Vimos, nas duas colunas anteriores, que deveres não instituem direitos, mas direitos instituem obrigações. Justamente por obrigarem à ação ou à abstenção é que os direitos incomodam tanto. …
  • Somatofobia

    13 de março de 2009

    Do grego, somatofobia quer dizer horror ao corpo do outro. A violência geralmente está carregada de somatofobia, pois o alvo do ato de destruição escolhido pelo agressor é o corpo do outro. Na tr…
  • Cárcere de animais: a ditadura humana

    07 de março de 2009

    A sociedade humana inventou duas formas de lidar com indivíduos incapazes de viverem de forma justa e ética entre os demais: a exclusão territorial (degredo, exílio, expulsão, ostracismo) e o cá…
  • Deveres instituem direitos?

    21 de fevereiro de 2009

    Da perspectiva ética, reconhecer um dever quer dizer compreender que há limites negativos (não fazer mal) e positivos (fazer o bem) que precisam ser colocados à própria liberdade de ação. Nesse…
  • Deveres vs. Direitos

    09 de fevereiro de 2009

    No senso comum, usamos o termo dever no mesmo sentido de obrigação. Entendemos que reconhecer que se tem algum dever implica reconhecer que se está obrigado(a) a fazer ou deixar de fazer alguma coi…
  • Os limites da ética senciocêntrica

    23 de janeiro de 2009

    Considerando-se o argumento elaborado pela ética utilitarista na versão de Peter Singer, o critério para definir os seres dignos de consideração moral é o da senciência. O princípio da igualda…
  • Ética e reciprocidade

    16 de janeiro de 2009

    Humanos são seres capazes de projetar suas ações segundo parâmetros éticos. Isso significa que eles podem buscar justificar o que fazem de acordo com algum princípio considerado válido para fun…
  • Do valor ou bem próprio

    09 de janeiro de 2009

    Se defendemos a vida e a integridade física e emocional de seres em condições vulneráveis ao dano, sofrimento, exploração e morte, e se incluímos animais e ecossistemas naturais no âmbito da m…
  • Quando a filosofia fala da igualdade entre humanos e animais não-humanos, via de regra ela recorre a alguma característica comum a essas duas categorias animais. Na ética prática contemporânea, r…
  • A ética tradicional nega a possibilidade de pensarmos que seres de outra natureza que não a humana possam fazer parte da comunidade moral. Quem faz parte dessa comunidade está automaticamente conte…
  • O debate ético contemporâneo sobre o estatuto de animais não-humanos tem se mostrado fértil em, pelo menos, duas perspectivas filosóficas distintas: a que defende a igualdade dos interesses senci…
  • Há três tipos de altruísmo animalesco: o de parentesco, o de parceria e o tribal. Nenhum deles pode ser considerado genuinamente ético. Para ser ético, o altruísmo precisa visar ao bem de qualquer…
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: