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Tratados como “animais”?
17 de maio de 2010
Humanos são libertados de um campo de trabalho forçado, uma colheita de erva-mate no oeste catarinense, numa ação do ministério do trabalho. Os cortadores de erva-mate haviam sido alojados num ch…
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A demonstração de força física, para muitos homens, começa a ser, desde a mais tenra idade, uma necessidade. Com atos de brutalidade, contra os animais não humanos, revela-se a genuína masculin…
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Ética e interpretação
16 de abril de 2010
Palavras nada mais são do que palavras? E o que são elas, de fato? Há mais ou menos 400 anos, o filósofo inglês Thomas Hobbes descreveu a função da palavra: guardar imagens, arquivá-las, e man…
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Informar-se e aprender
22 de março de 2010
É desnecessário enfatizar que vivemos um momento no qual praticamente todas as informações obtidas pelos mais diversos métodos são disponibilizadas na rede virtual. Isso quer dizer que basta nos…
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Farra do boi e carnivorismo
03 de fevereiro de 2010
Desde há muitos anos, mais de uma década, a luta pela abolição da farra do boi, uma farra praticada por um grupo bastante reduzido de indivíduos, mas com a cumplicidade silenciosa da maioria da p…
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Comunidade moral
29 de dezembro de 2009
A ética tradicional, na qual fomos todos educados, considera dignos de atenção, respeito e consideração moral apenas os seres dotados de racionalidade. Por milênios pensou-se que o fato de ser c…
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Vegetusiano, vegetariano ou vegano? Qual a diferença? Se perguntarmos a qualquer pessoa na rua o que lembra a palavra “vegetariano”, a maioria vai responder que essa palavra designa uma pessoa qu…
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Antropocentrismo, Senciocentrismo, Ecocentrismo, Biocentrismo
03 de setembro de 2009
Uma questão que intriga muitas pessoas, ao pensarem em adotar uma perspectiva ética para direcionar o curso de sua existência e orientar as decisões que acabam tornando-se ações, que, por sua ve…
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Radicalidade vs. autoritarismo
13 de agosto de 2009
Do grego ‘díaita’ deriva o termo dieta, que, em vez de designar escolhas alimentares em parâmetros não costumeiros, quer dizer, modo de vida. Modo de viver, por sua vez, não é o mesmo que est…
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Bem-estar vs. bem próprio
03 de agosto de 2009
Quando se fala da ética animal ou ambiental do cuidado, há que se destacar dois pontos: a distinção entre bem-estar e bem próprio dos animais e ecossistemas cuidados, e o desafio de cuidar dessa …
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Ética e radicalidade
19 de junho de 2009
Quando dizemos que uma pessoa é ética, via de regra, pensamos que ela tem firmeza em seu caráter e, sobretudo, que procura avaliar cada uma de suas ações antes de as praticar, com vistas a evitar…
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Especismo eletivo
10 de junho de 2009
Nossa indiferença moral se sobressai quando se trata de ações que afetam animais não-humanos. Temos algum respeito por animais de nossa própria espécie (especismo elitista), porque somos também…
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A moral tradicional e o especismo elitista
06 de junho de 2009
O que venho denominando moral tradicional desdobra-se, desde os primórdios da filosofia grega, em especial desde a concepção de Aristóteles (Ética a Nicômaco, escrita por volta do ano 422 a.C.),…
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Ética da vida ou da senciência?
17 de maio de 2009
No planeta Terra, a vida aparece em mais de 10 milhões de espécies. Conhecidas, apenas algo em torno de 1 milhão. Nomeadas, estudadas e catalogadas, entre 200 e 300 mil. Boa parte das espécies viv…
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Direitos fundamentais para os animais?
15 de maio de 2009
O dia 10 de dezembro é dedicado aos Direitos Humanos Fundamentais. A maior parte desses direitos se refere às três liberdades físicas básicas: não ser aprisionado injustamente, não ser explorad…
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Cuidar de animais: em sua companhia, e longe deles
10 de maio de 2009
Segundo o Novo Aurélio, a palavra “cuidado” tem origem no latim: cogitato, no sentido de pensado, imaginado, meditado, previsto, calculado, suposto. Alguns substantivos revelam outros sentidos do…
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Ética e diversidade
04 de maio de 2009
Se um holismo totalitário, por defender a preservação e integridade de um sistema sem levar em conta os valores que tal sistema fomenta, não pode servir de fundamento para sustentar uma ética ani…
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Ética holística
01 de maio de 2009
Uma ética holista pode ser elaborada tendo-se a perspectiva do valor da vida de todas as espécies, vegetais, animais e de outros tipos, normalmente considerados pela ética antropocêntrica sem qual…
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O cuidado na ética: o fim, o princípio e a virtude
30 de março de 2009
O movimento de defesa dos direitos animais existe desde a mais remota antiguidade, dado a conhecer por meio da escrita. No oriente, o princípio da ahimsa inspira as tradições filosóficas ayurvêdi…
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Dieta bélica
30 de março de 2009
Desde a antiguidade védica (oito a dez séculos antes da nossa era) os textos médicos reconhecem a vinculação entre o que comemos e o que sofremos, em três diferentes níveis: no campo do que é …
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Por que os direitos nos obrigam?
20 de março de 2009
Vimos, nas duas colunas anteriores, que deveres não instituem direitos, mas direitos instituem obrigações. Justamente por obrigarem à ação ou à abstenção é que os direitos incomodam tanto. …
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Somatofobia
13 de março de 2009
Do grego, somatofobia quer dizer horror ao corpo do outro. A violência geralmente está carregada de somatofobia, pois o alvo do ato de destruição escolhido pelo agressor é o corpo do outro. Na tr…
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Cárcere de animais: a ditadura humana
07 de março de 2009
A sociedade humana inventou duas formas de lidar com indivíduos incapazes de viverem de forma justa e ética entre os demais: a exclusão territorial (degredo, exílio, expulsão, ostracismo) e o cá…
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Deveres instituem direitos?
21 de fevereiro de 2009
Da perspectiva ética, reconhecer um dever quer dizer compreender que há limites negativos (não fazer mal) e positivos (fazer o bem) que precisam ser colocados à própria liberdade de ação. Nesse…
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Deveres vs. Direitos
09 de fevereiro de 2009
No senso comum, usamos o termo dever no mesmo sentido de obrigação. Entendemos que reconhecer que se tem algum dever implica reconhecer que se está obrigado(a) a fazer ou deixar de fazer alguma coi…
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Os limites da ética senciocêntrica
23 de janeiro de 2009
Considerando-se o argumento elaborado pela ética utilitarista na versão de Peter Singer, o critério para definir os seres dignos de consideração moral é o da senciência. O princípio da igualda…
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Ética e reciprocidade
16 de janeiro de 2009
Humanos são seres capazes de projetar suas ações segundo parâmetros éticos. Isso significa que eles podem buscar justificar o que fazem de acordo com algum princípio considerado válido para fun…
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Do valor ou bem próprio
09 de janeiro de 2009
Se defendemos a vida e a integridade física e emocional de seres em condições vulneráveis ao dano, sofrimento, exploração e morte, e se incluímos animais e ecossistemas naturais no âmbito da m…
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Quando a filosofia fala da igualdade entre humanos e animais não-humanos, via de regra ela recorre a alguma característica comum a essas duas categorias animais. Na ética prática contemporânea, r…
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A ética tradicional nega a possibilidade de pensarmos que seres de outra natureza que não a humana possam fazer parte da comunidade moral. Quem faz parte dessa comunidade está automaticamente conte…
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O debate ético contemporâneo sobre o estatuto de animais não-humanos tem se mostrado fértil em, pelo menos, duas perspectivas filosóficas distintas: a que defende a igualdade dos interesses senci…
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Há três tipos de altruísmo animalesco: o de parentesco, o de parceria e o tribal. Nenhum deles pode ser considerado genuinamente ético. Para ser ético, o altruísmo precisa visar ao bem de qualquer…
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