Linhaça, propriedades.

A propriedade de reguladora intestinal da linhaça é notória. Só que sua ação laxante é um dos benefícios menos importantes. Além das fibras, a pequena semente é riquíssima em ômegas 3 e 6, vitaminas, minerais e proteínas. Ajuda, ainda, no rejuvenescimento celular e na prevenção de doenças cardiovasculares. É também fonte poderosa de fitoestrógeno, que, segundo estudos, protege contra o câncer de mama.
Porém, pouco adiantará se seu uso não for adequado. “A semente não deve ser consumida inteira, mas sim triturada levemente no liquidificador”, explica a nutricionista funcional Fernanda Granja. “Como não conseguimos triturá-la na mastigação, ela entra e sai do intestino intacta, pois sua casca é resistente à ação do suco gástrico”, acrescenta ela, justificando por que é necessário levá-la ao liquidificador.Se a casquinha da linhaça não for quebrada, os nutrientes permanecerão no miolo da semente, não sendo absorvidos pelo organismo. Além disso, se a “farinha” obtida no liquidificador não for armazenada corretamente, perderá seus poderes, pois acaba oxidando. Portanto, deve ser guardada em um recipiente, de preferência de vidro e opaco, para protegê-la da incidência de luz – principal responsável pela oxidação. Depois, deve ser guardada na geladeira por, no máximo, três dias. Na falta de um recipiente opaco, vale embrulhar o vidro em papel alumínio.”Embora seja vendida farinha de linhaça pronta, sempre aconselho que se faça em casa, para que seus benefícios permaneçam potencializados”, avisa Fernanda, que orienta gratuitamente os clientes. A quantidade diária recomendada são três colheres de sopa, distribuídas entre as refeições – café da manhã, almoço e jantar.
No café da manhã, pode ser acrescentada à vitamina, suco, achocolatado, iogurte. No almoço ou jantar, pode ser misturada a saladas, feijão, arroz, molhos, sopas, omelete, massa do pão, bolo, enfim, o que quiser. Como o seu gosto lembra o de uma castanha, não vai modificar radicalmente o sabor dos pratos.Outra forma de consumir a linhaça e potencializar sua ação funcional é germinar ou hidratar as sementes com água, na seguinte proporção: para cada colher de sopa de linhaça, acrescente dois dedos de água e deixe de molho por, no mínimo, quatro horas – ou no intervalo entre o sono da noite e a manhã do dia seguinte. Após esse tempo de molho, a água adquire consistência de gel, e ativa outra importante substância, a lignana, rica fonte de fitoestrógeno, que auxilia no combate aos sintomas da TPM, menopausa, osteoporose e câncer de mama.
Há outras formas de consumo da linhaça, como por cápsulas, mas só sob prescrição médica. Para comprovar sua autenticidade, a embalagem deve ter registro do Ministério da Saúde. Há, ainda, o óleo de linhaça, cujo inconveniente é o sabor acentuado de peixe, resultado da alta concentração de ômegas 3 e 6 – ácidos graxos que combatem o envelhecimento celular e problemas cardiovasculares. No entanto, a maneira que promete mais benefícios é mesmo in natura.

Na Gastronomia
O chef Renato Caleffi, do restaurante especializado em comida orgânica, Le Manjue Bistrô, ensina a temperar o óleo com ervas aromáticas, como alecrim e tomilho. Assim, fica mais fácil de utilizá-lo no dia-a-dia, para temperar saladas ou finalizar pratos, tal como o azeite extravirgem. Caleffi, aliás, prepara muitos dos pratos de seu cardápio com linhaça (veja receitas a seguir), sem que a sua clientela perceba a diferença. “É bom para provar que comida nutritiva não é ruim”, diz o chef.

A nutróloga Samantha Christie Enande ressalta que a linhaça também está associada à redução de peso. Um dos motivos seria sua capacidade de diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL), graças às fibras solúveis da pequena sementinha, que são absorvidas pelo organismo. De quebra, ajuda a controlar a glicemia, diminuindo o risco de diabetes.
Não é só isso. As proteínas encontradas na linhaça, tais como glutamina, arginina e histidina, fortalecem o sistema imunológico. “Os resultados positivos surgem a longo prazo, se seu consumo for diário”, avisa Samantha.

3 responses to this post.

  1. Posted by Marta on Março 8, 2012 at 13:51

    Parabéns pelo blog!

    Responder

  2. Posted by suely NOGUEIRA on Abril 16, 2011 at 12:53

    Eu sou uma pesquisadora,de varias coisas principalmente alimentação
    sou vegetariana há treze anos.a forma correta de injerir a linhaça
    tomar com suco que tenha vitamina c para absorver todos ómega.
    luz amor

    Responder

  3. Pelo que eu entendi sobre a formula certa de se consumir a linhaça é deixá-la a noite de molho em água potavel, e no dia seguinte bater tudo no liquidificador e consumir com um suco de preferência. Porque não consumi-la só com água. Só agora é que procurei me informar a maneira correta de consumi-la, deixando as sementes de molho, acontece que comprei a dourada porque achei que era a melhor, agora sei que é ficção, só para desprestigiar a nacional, cor mais escura. Tem um pormenor eu triturei no liquidificador toda a linhaça que eu tinha, cerca de meio quilo, e guardei num vidro transparente e não deixei na geladeira, ficando esposta a claridade, de manhã em jejum coloco duas colheres de sopa em um copo dágua, mexo e tomo em seguida.
    Pergunto se eu colocar a linhaça moida duas colheres sopa em quatro dedos dagua, deixar de molho e no dia seguinte tomar não irá fazer o mesmo efeito ? ou não ? porque ela moida corre o risco de oxidar !
    Você me aconselha a jogar fora, e ficar com ela crua em semente como foi orientado por vocês.
    Outra dúvida, li que a linhaça consumida regularmente ajuda a prostata do homem, chegando a diminuir de tamanho, sim ou não, também existe dúvida quanto ao misturar com alimentos, uns dizem que não e outros que tanto faz.

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