Laerte Fernando Levai

  • Dádiva

    17 de maio de 2010

    Ao longo desse ano e meio da coluna “Olhar Literário”, o texto mais significativo que escrevi parece ter sido o menos lido ou apreciado, aquele composto em homenagem à memória de Caio Fernando …
  • Sobre o Mercadão das Almas

    12 de abril de 2010

    Em fins de 2004, no site da Vegan Pride, Adriana Bernardino escreveu uma crônica contundente falando dos horrores sofridos pelos animais expostos à venda no mercado municipal Kenji Yamamoto, na Cant…
  • Quatro estações

    18 de março de 2010

    Eu juro que era assim. Quatro estações que nos ensinavam muito sobre a vida e o tempo. A natureza se expressava em cada uma delas: nas goiabeiras em flor, no canto dos sabiás, no leito dos rios o…
  • Quando Nietzsche chorou

    22 de fevereiro de 2010

    O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), decepcionado com a civilização ocidental, dizia em seu último livro, Assim Falou Zaratustra (1891), que a humanidade é doentia, feia e infeliz,…
  • Eu me lembro

    13 de janeiro de 2010

    Era uma árvore imensa, cujos galhos rasteiros permitiam que nós – crianças, ainda – adentrássemos em um mundo repleto de caminhos secretos, insetos surpreendentes, andorinhas azuis e abacates…
  • O poeta chileno PABLO NERUDA nasceu Ricardo Neftali Reyes Basoalto, aos 12 de julho de 1904. Depois de vencer um concurso literário, ainda adolescente, adota o pseudônimo pelo qual se tornou conheci…
  • Febo, o Cão-Lua

    28 de outubro de 2009

    Um dos textos mais belos já escritos sobre a relação homem-animal é de um jornalista italiano correspondente de guerra, CURZIO MALAPARTE (1898-1957), que nenhum envolvimento tinha com a causa dos …
  • Uma leve simetria

    22 de setembro de 2009

    Rafael Bán Jacobsen, doutor em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professor, pianista, poeta e escritor. Sócio do Grêmio Literário Castro Alves, da Casa do Poeta Rio-Grand…
  • Um dos pensadores italianos mais devotados à filosofia e, sobretudo, à causa animal, foi o professor Piero Martinetti, nascido Pier Federico Giuseppe Celestino Mario Martinetti, na provincia de Tor…
  • Tu não verás, Marília

    29 de julho de 2009

    Este artigo propõe, em linguagem literária, uma variação em torno da Lira III da “Marília de Dirceu”, obra composta por Tomás Antônio Gonzaga em fins do século XVIII. Sem qualquer pretens…
  • Um dos vultos mais importantes do século XIX, no Brasil, foi José do Patrocínio, que dedicou sua vida em prol da causa da libertação. Abolicionista, não se conformava em ver seus irmãos de pele…
  • Tão linda e serena e bela

    27 de maio de 2009

    Em uma de suas mais belas poesias, Mario Quintana (1906-1994) homenageou a vaca. “Tão linda e serena e bela” foi inspirada nesse animal dócil e pacífico, cuja mansidão de espírito traduz a sa…
  • Poetas pelos animais

    23 de abril de 2009

    Costuma-se dizer que a arte imita a vida. Ou, então, que a vida imita a arte. Controvérsias à parte, o fato é que os poetas transitam etéreos, entre a arte e a vida, buscando na fonte de seus sen…
  • A morte dos girassóis

    16 de abril de 2009

    Caio Fernando Abreu viveu pouco e intensamente. Ao deixar este mundo há pouco mais de uma década, aos 48 anos, o escritor gaúcho que se tornou conhecido com o livro “Morangos Mofados”, passara …
  • O padre e os jericos

    20 de fevereiro de 2009

    Padre Antonio Vieira, homônimo do célebre orador e jesuíta português do século XVII, nasceu no Ceará em 1919 e ali faleceu, há cinco anos, deixando como principal legado um livro que se tornou …
  • Fernando Pessoa: o amante visual

    03 de fevereiro de 2009

    Ele dava asas à imaginação como quem tenta fugir da realidade que, a um só tempo, seduz e oprime. Dizia que ninguém compreende o outro. Somos, segundo suas palavras, náufragos da paixão: “Cor…
  • Sentimentos de Drummond

    30 de janeiro de 2009

    Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) é uma unanimidade na literatura brasileira. Traz em si o dom de escrever e a sensibilidade à flor da pele. Um olhar atento para a vida e o tempo e as gentes. C…
  • Noites cachoeirenses

    12 de dezembro de 2008

    Uma das personalidades mais importantes da literatura brasileira reside no Vale do Paraíba, na própria cidade em que nasceu, Cachoeira Paulista. Trata-se da escritora Ruth Guimarães, que estreou no…
  • Costuma-se dizer que de todas as medidas de salvaguarda animal, nenhuma é mais promissora de que a educação. De fato, pais e professores podem influenciar decisivamente na formação do caráter de…
  • Anúncios

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s

    %d bloggers like this: