Linho – O superalimento do futuro

Por Dr.Marcio Bontempo
O linho é uma planta da família das lineáceas, suas sementes nutritivas são usada há muitos séculos, como alimento e como remédio. É uma famosa planta da qual se extraem fibras para tecidos, apresentando uma semente muito rica em fibras e óleos insaturados. A planta fornece mais comumente sementes marrom-escuras, de onde se extrai o conhecido óleo de linhaça, de uso tanto industrial quanto medicinal. Há também as sementes amarelo-douradas, mais ricas e mais adequados ao uso medicinal ou alimentar. As sementes são usadas no preparo de pães, aos quais a linhaça torna mais ricos graças as suas propriedades nutritivas.
A semente do linho apresenta diversos componentes importantes para a saúde, como o ácido alfa-linolênico( componente do Ômega 3), fibras solúveis e insolúveis, incluindo a lignina. A composição da semente de linho é variável, tendendo a ser mais rica na semente dourada. De um modo geral, as sementes de linho apresentam 41% de óleos insaturados, 26% de proteínas, 24% de extrato de nitrogênio livre, 5% de fibras e 4% de cinzas, com abundância de muitos minerais e oligoelementos, aminoácidos e monossacarídeos.

Devido às suas fibras e à sua mucilagem (goma), a ingestão regular de sementes de linho melhora em muito os casos de obstipação intestinal, reduzindo ou eliminando a necessidade de laxantes. Coloca-se uma colher de sopa de sementes de linhaça cruas num copo comum de água pura, deixando-se descansar por uma noite inteira. Pela manhã, em jejum, ingere-se este preparo (com a água inclusive) que também pode ser ingerido em sucos de frutas, sopas, cremes, caldos etc. Este tratamento deve ser feito no mínimo 15 dias até que se obtenha a regularização intestinal.
Ultimamente tem-se prestado mais atenção à importância medicinal da semente de linho, sendo que muitos estudos e observações estão se desenvolvendo e outros, já definidos, apontam para notáveis efeitos do produto.
A presença de componentes Ômega 3 permite reproduzir os efeitos do produto similar àquele presente nos lipídios de peixes.
O que chamou a atenção dos pesquisadores da semente de linho é a quantidade superior de Ômega 3 do produto em relação aos óleos de peixes. Cada 60 g de sementes douradas de linho contêm 9 g de ácidos graxos insaturados Ômega 3, o que corresponde à mesma quantidade presente em 1,7 kg de salmão. Além disso, as mesmas sementes douradas são uma das maiores fontes de fibras úteis; cada 50 g de sementes têm 11,7 g de fibra, uma taxa muito superior à do trigo e do arroz integral.
Pela sua composição a semente do linho transformou-se hoje num dos maiores e mais eficazes recursos para a redução do excesso de colesterol, principalmente do LDL e do VLDL. Segundo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, além dos bons efeitos na redução do colesterol, a semente de linho é ítil contra a sdoenças cardiovasculares em geral, e contra o câncer, principalmente como preventivo. A presença da lignina e de fitoestrógenos nas sementes do linho podem explicar o efeito anti-câncer do produto. O Dr. Julian Whitaker, nos Estados Unidos, recomenda que cada mulher uso ½ xícara diária de sementes douradas de linho como prevenção do câncer de mama.
O produto é indicado também na redução das taxas de glicose nos diabéticos e auxiliar nas dietas de emagrecimento, uma vez que produz saciedade.
Médicos norte-americanos têm aplicado as sementes de linhaça, para uso alimentar, como auxiliar e preventivo também nos casos de doenças dermatológicas, lupus eritematoso, nefrite, baixa imunidade, asma, desequilíbrios hormonais, câncer de mama, câncer de próstata e câncer de cólon.
A semente de linho foi alimento de escolha para para um trabalho da FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação, da ONU) para um projeto que visava a redução da desnutrição em Bangladesh e Uganda. As sementes foram incluidas na dieta das populações carentes desses regiões durante 6 meses. Nesse período ocorreu uma diminuição de 78 % dos problemas derivados da desnutrição, com reversão drástica de indicadores como mortalidade infantil, morbidade ligada a doenças cardiovasculares (hipertensão arterial) e dos sintomas do diabetes.
A semente de linho possue uma quantidade de nutrientes superior à maioria dos cereais integrais:

Composição química para 46 g de sementes:

Calorias: 251 Kcal.
Proteínas: 10,6 g
Carboidratos: 13, 9 g
Gorduras: 16, 9 g
Fibras: 11, 7 g
Colesterol: 0g
Ômega 3: 8,0 g
Ômega 6: 2,4 g
Vitamina A: 8,5 UI
Vitamina E: 59 UI
Vitamina B1: 0,3 mg
Vitamina B2:1,5 mg
Vitamina B3: 2,2 mg
Vitamina B6: 0,4 mg
Vitamina B12: 0.3 mg
Cálcio: 104 mg
Potássio: 338 mg
Sódio: 10,4 mg
Magnésio: 229 mg
Fósforo: 293 mg
Ferro: 2,2 mg
Cobre: 1,1 mg
Manganês: 2,5 mg
Selênio: 4 mcg
Cromo: 5 mcg

Aminoácidos essenciais: valina, isoleucina, leucina, licina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano.

OBS.: Estes nutrientes estão presentes em quantidades bem acima do RDA.
A dose sugerida é de 150 g de sementes diariamente, que podem ser consumidas cruas, moídas (para melhorar a sua digestão), adicionadas a bebidas frias, sucos, vitaminas, ou em pães, biscoitos, papinhas, massas, etc. Crianças podem ingerir metade da dose.
Casos em que se aplica a semente de linho:

Alergias
Anemias
Angina pectoris
Arteriosclerose
Aterosclerose
Atletas
Câncer
Colesterol elevado
Colite ulcerativa
Convalescenças
Crescimento
Depressão
Desnutrição
Diabetes
Distonia neuro-vegetativa
Distúrbios da aprendizagem
Doenças da pele
Doenças da próstata
Doenças do útero
Doenças dos ovários
Enfarte
Envelhecimento precoce
Estresse
Excesso de peso
Fraquezas
Gravidez
Hemorróidas
Hipoglicemia
Inflamações
Menopausa precoce
Nódulos mamários
Osteoporose
Pressão alta
Prisão de ventre
Radicais livres
Reposição hormonal
Síndrome pré-menstrual (TPM)
Suplementação alimentar
Fonte: Guia Médico da Saúde Natural – Dr.Marcio Bontempo
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