Vitamina B12 e vegetarianismo

Esse é o único nutriente que um vegetariano pode precisar suplementar mesmo com uma dieta bem planejada.

A vitamina B12 está presente apenas nos alimentos de origem animal em quantidade significativa.

Devemos lembrar que leite, queijos e ovos são de origem animal e contém essa vitamina. A maioria dos vegetarianos utiliza esses alimentos. Se o uso deles for regular (diário) e atingir as necessidades diárias, não é necessário utilizar suplementos.

Quais vegetarianos precisam de suplementação?

” Gestantes (indiscutível !!)
” Mulheres amamentando (indiscutível !!)
” Crianças (indiscutível !!)
” Vegetarianos que não utilizam ovos, leite e derivados, ou seja, os veganos
” Vegetarianos que utilizam ovos e lácteos, mas irregularmente, pois nesse caso podem não atingir a necessidade diária recomendada.

Obs 1– Adultos (fora de gestação e de amamentação) podem optar em não fazer uso de suplementação desde que façam acompanhamento laboratorial.

Obs 2– O Instituto de Medicina dos EUA (Food and Nutrition Board) recomenda suplementação de B12 em todos os indivíduos (que comem ou não carne) acima dos 50 anos de idade, pois 10 a 30% deles apresentam dificuldade de extrair a vitamina do alimento.

Obs 3– Com relação a gestantes, mulheres amamentando e crianças, o uso de ovos e leite talvez ofereça vitamina B12 suficiente. O seu uso deve ser diário e a quantidade adequada para atingir a necessidade diária. Como a vitamina B12 não apresenta efeitos tóxicos, mesmo em altas doses, é prudente usar alimentos fortificados e/ou suplementos.

Qual é a necessidade diária de vitamina B12?

Idade (sexo masculino e feminino) e quantidade de B12 recomendada:

0 a 6 meses – 0,4 mcg
7 a 12 meses – 0,5 mcg
1 a 3 anos – 0,9 mcg
4 a 8 anos – 1,2 mcg
9 a 13 anos – 1,8 mcg
14 até o final da vida – 2,4 mcg

Estágio da vida e quantidade de B12 recomendada

Gestação – 2,6 mcg
Amamentação – 2,8 mcg

Como suplementar?

Utilizando diariamente um suplemento que contenha pelo menos 5 mcg de vitamina B12.

A maioria dos suplementos por via oral disponíveis no mercado contém 10 mcg. Não há problema algum.

Aos profissionais de saúde:

Não confie apenas no hemograma para diagnosticar a carência de vitamina B12 (anemia megaloblástica).

Solicite dosagem de vitamina B12 sérica. Como essa dosagem não é 100% confiável, devemos também dosar a homocisteína e se possível o ácido metilmalônico (exame de custo elevado).

Lembre-se: na deficiência de B12 os seus níveis séricos diminuem e a homocisteína aumenta. O VCM pode estar normal mesmo nessas condições!

A suplementação pode ser por via oral. Será injetável apenas se houver deficiência de fator intrínseco (anemia perniciosa).

Confira as informações em:

Position of the American Dietetic Association and Dietitians of Canadá: Vegetarian diets. J Am Diet Assoc. 2003;103:748-765.

*Dr. Eric Slywitch
Médico, coordenador do departamento científico da Sociedade Vegetariana Brasileira. Especialista em nutrologia (ABRAN) e nutrição enteral e parenteral (SBNPE). Pós graduado em nutrição clínica (GANEP). Especialista em nutrição vegetariana.

Deixe um comentário